• +55 (41) 3093-7081
  • +55 (41) 4063-7081
17 Ago

EFD ReInf Mudando a Gestão dos Serviços - Reflexão

Um dos questionamentos sobre a EFD ReInf é justamente sobre as vantagens desta nova obrigação e quais seriam os ganhos.

Numa reflexão fria, eu diria...nenhum ganho, e sabe por quê? Vamos à lista:

 

  • As empresas já têm um Cadastro Unificado de Prestadores, mesmo estando em vários Municípios e Estados.
  • As empresas já implementaram a política de gestão do Cadastro Tributário dos Fornecedores, em especial, de Serviços.
  • As empresas já validam os dados cadastrais dos seus prestadores de serviços e conferem os serviços contratados,  com a NFS-e(s) emitida.
  • As empresas já fornecem a informação se os funcionários dos prestadores, estão trabalhando em uma área de risco, que prevê uma aposentadoria especial.  E, neste caso, já solicitam a  NFS-e Complementar ao fornecedor, prevista na legislação.
  • As empresas não solicitam o cancelamento de NFServiços(es), por erro na medição. Porque esta não conformidade não acontece.
  • O encerramento dos serviços contínuos ( segurança, limpeza, etc), ocorre sempre no último dia do mês, e não adotam uma data de medição, chamada data de corte.
  • As empresas já têm uma área centralizada para a recepção dos serviços - Recebimento de Serviços - com profissionais qualificados, e aptos a analisar se o IRFONTE, o PIS/COFINS, a CSLL, a CIDE Royalties, o INSS, ISS QN ST, bem como, emitir a NF TOMADOR DE SERVIÇO, e gerar as obrigações acessórias municipais, a DES, a DEIS-IF, a GISS, a GISP, a DELP, a ACOM, a GEIS, a DEISS, a DFMS, a GIPSa DDS, a SISS, a DIM/DMS, a SDS, a DEMS e o Siscoserv, entre outras obrigações.
  • Ah! E o principal, as empresas não escrituram NFS-e(s) referentes aos serviços prestados, no mês subsequente, noutras palavras, as NFS-e(s), chegam no mês do serviço prestado e são escrituradas, neste  mesmo mês.

 

Faça um teste aí a sua empresa ou no seu escritório, e veja se vc é capaz de responder sim  para estas observações, em relação à sua empresa ou aos seus clientes.

Com o resultado desta análise, venha discutir conosco, no próximo FÓRUM SPED - A HORA E A VEZ DOS PROCESSOS, porque eu preparei um tema para falar exatamente destas questões, na palestra EFD ReInf - Mudando a Gestão de Serviços. E, mais, nesta palestra farei uma exposição demonstrando que esta nova obrigação fará uma transformação nas empresas, seja para os contratantes, para os escritórios de contabilidade e assessoria empresarial, bem como, para as empresas prestadoras de serviços de cessão-de-mão-de-obra nas empresas. Todos deverão reestudas os seus processos, e a sua relação com os seus clientes.

 Então, não perca tempo, venha discutir, traga o seu time, traga as suas questões, e mais do que isto, traga o seu fornecedor ou o seu cliente.

Segue o link: http://goo.gl/F1pgB0